MISTURADORES ESTÁTICOS

Eletrodeionização contínua

É o processo de remoção de substâncias ionizadas ou ionizáveis da água utilizando membranas seletivas, resinas de troca iônica e um campo elétrico gerado por uma corrente contínua.

Ao aplicar um campo elétrico teremos o movimento dos sais em solução:

  • Cargas opostas se atraem e cargas iguais se repelem
  • Portanto:
    • Ânions migram em direção ao ânodo
    • Cátions migram em direção ao cátodo

Adicionando membranas seletivas no campo elétrico teremos:

  • Membrana aniônica: Possui carga +, permeável a ânions, repele cátions
  • Membrana de cátions: Possui carga -, permeável a cátions, repele ânions

Estas membranas são impermeáveis à água:

  • A água passa, não através da membrana
  • Íons se difundem através da água presa na membrana

 

Portanto a eletrodeionização contínua é uma tecnologia de auto-regeneração livre de produtos químicos usada para fornecer um fluxo consistente de água deionizada de alta qualidade.

Com os custos crescentes de produtos químicos para regeneração e neutralização de resíduos, e maiores preocupações de segurança com o manuseio de produtos químicos perigosos, muitas começaram a buscar uma alternativa à troca iônica regenerável no local de custo proibitivo para a criação de água ultrapura.

Resumindo, a eletrodionização contínua é um processo de tratamento de água que usa uma combinação de resinas de troca iônica, membranas de troca iônica e corrente contínua para deionizar continuamente a água sem a necessidade de produtos químicos. A prevenção de produtos químicos ajuda a reduzir os custos de operação e manutenção dos sistemas e, portanto, melhora seus resultados.

COMPARANDO A ELETRODEIONIZAÇÃO CONTÍNUA COM A TROCA IONICA CONVENCIONAL:

Embora tanto a troca iônica quanto o EDI usem resinas de troca iônica, os mecanismos de remoção são bem diferentes. A troca iônica convencional utiliza resinas de troca iônica regeneradas quimicamente, que funcionam em modo de captura (ciclo de exaustão) e descarga (ciclo de regeneração). Isso resulta em um avanço de íons no final do ciclo de serviço e um enxágue do regenerante no início do próximo ciclo de serviço. Capacidade e seletividade são as propriedades da resina mais importantes no modo de operação. A eletrodeionização contínua utiliza um mecanismo de reação/transporte para remover íons através de resina sob influência de um campo elétrico.

Principais vantagens da eletrodeionização contínua sobre os sistemas tradicionais de deionização de leito misto incluem:

  • Sem problemas de armazenamento, bombeamento e/ou neutralização de químicos ou descarte a granel de ácido ou cáustico
  • Custos operacionais mais baixos devido aos menores requisitos de mão de obra, bem como não necessidade de regeneração química
MERCADOS:
GERAÇÃO DE VAPOR

As usinas de energia em todo o mundo estão trocando seus módulos leito misto convencionais por módulos eletrodeionização contínua para alimentar caldeiras para geração de vapor. Projetados de forma semelhante aos sistemas de osmose reversa (RO), eles são usados ​​em conjunto com RO como uma etapa de polimento para aplicações de água de alimentação de caldeiras e torres de resfriamento. Para caldeiras, os módulos fornecem água deionizada para criar o vapor que aciona as turbinas.

FARMACÊUTICAS E COSMÉTICOS

Os módulos de eletrodeionização permitem sanitização instantânea de água quente sem aumento de temperatura, operação contínua de até 60°C (140°F) e pressão de alimentação de 2 bar/30 psi durante a sanitização. Não há necessidade de reapertar esses módulos após a instalação/inicialização. A eletrodeionização também está disponível para aplicações farmacêuticas onde a sanitização com água quente não é necessária.

MICROELETRÔNICOS

Os fabricantes de dispositivos semicondutores precisam da mais alta qualidade de água de alta pureza, exigindo níveis extremamente baixos de contaminantes, como sódio, sílica e boro. A indústria de fabricação de microeletrônicos também exige tecnologia de baixa manutenção que operará com eficiência com o mínimo de tempo de inatividade. A segurança também é uma preocupação da indústria, e é por isso que cada vez mais fabricantes estão procurando um sistema que reduza o uso de produtos químicos.

NÃO NECESSITA DE PRODUTOS QUÍMICOS

Água deionizada sem a necessidade de produtos químicos perigosos ou caros

TECNOLOGIA VERDE

Energia eficiente e mais segura para os funcionários e o meio ambiente

SEM RESÍDUOS DE REGENERAÇÃO

A regeneração da resina não requer substituição do tanque de deionização ou transporte desnecessário de produtos químicos

A Planalto trabalha desde 2012 com os eletrodeionizadores contínuos da Evoqua e pode ser opção tanto na seleção, fornecimento de novos módulos, fornecimento de sistemas de eletrodeionização bem como de serviços.

A seguir as características dos módulos disponíveis:

IONPURE® LX-HI

Os módulos IONPURE® LX-HI são projetados especificamente para aplicações farmacêuticas. Com base nos módulos IONPURE LX-HWS, o módulo HI pode ser instantaneamente higienizado com água quente a 85°C e, em seguida, rapidamente alterado para alimentação fria.

A sanitização com água quente tem se mostrado mais eficaz do que a sanitização química para controlar o crescimento microbiano. Facilidade de operação, confiabilidade máxima e baixos custos operacionais são características dos módulos IONPURE da Evoqua. Os módulos LX-HI são ideais para aplicações farmacêuticas, biotecnológicas e outras onde se deseja uma higienização instantânea com água quente e sem produtos químicos. Os módulos LX-HI produzem água de alta pureza sem tempo de inatividade de regeneração.

Os módulos IONPURE(R) LX-HI da Evoqua usam espaçadores de polisulfona, que são adequados para a produção de água purificada pela USP para aplicações farmacêuticas e são sanitizáveis ​​com água quente (HWS) a 80°C. Os sistemas podem operar continuamente a 60°C.

Todos os outros módulos estão limitados a 45°C para operação contínua.

Clique aqui para conhecer o produto!

IONPURE® LX-X

Os módulos industriais Ionpure® LX-X produzem água de alta pureza por meio de eletrodeionização para uma ampla gama de aplicações industriais. Os módulos LX-X oferecem confiabilidade máxima e desempenho superior de forma consistente para aplicações de energia, HPI/CPI, eletrônicos em geral, alimentos e bebidas e laboratórios sem tempo de inatividade de regeneração.

Clique aqui para conhecer o produto!

IONPURE® LX-Z

Os módulos industriais IONPURE® LX-Z geram água deionizada e são projetados especificamente para aplicações industriais. Os módulos IONPURE da Evoqua oferecem confiabilidade máxima e desempenho superior consistentemente para energia, HPI/CPI, eletrônica geral e aplicações de laboratório sem tempo de inatividade de regeneração.

Quando se trata de criar água ultrapura para uso industrial, os módulos CEDI da Evoqua são a solução. Nosso módulo LX-Z possui uma caixa de junção integrada, espaços CPVC adequados para usos industriais gerais e compartimentos de concentração de preenchimento total, e não requerem sistemas de neutralização de ácido/cáustico.

Clique aqui para conhecer o produto!

IONPURE® VNX-CDIT

Os módulos VNX-CDIT são diferentes de qualquer outro da família VNX. Esses módulos podem tolerar até 4 ppm de dureza da água de alimentação como CaCO3, até 2 ppm de sílica da água de alimentação como SiO2 e até 100 μS/cm equivalente de condutividade da água de alimentação (FCE). Simplificando, esses módulos são otimizados para fornecer água de alta pureza normalmente a partir de um fornecimento de água de alimentação de osmose reversa (OR) de passagem única com até 90% de recuperação. Outros módulos, como o VNX-55, são limitados a 1 ppm de dureza da água de alimentação, 1 ppm de sílica da água de alimentação e 40 μS/cm FCE.

Clique aqui para conhecer o produto!

IONPURE® VNX55-E

O módulo de alto fluxo VNX55-E foi projetado com a comprovada tecnologia de eletrodeionização contínua Ionpure® (CEDI) para produzir água de alta pureza. O desempenho foi otimizado para alta recuperação e as demandas de água ultrapura da indústria de microeletrônica. Cada módulo industrial VNX55-E tem uma vazão nominal de 55 gpm (12,5 m³/h). Vários módulos de 55 gpm fornecem um projeto de sistema simplificado com taxas de fluxo de até 1.000 gpm

Clique aqui para conhecer o produto!

IONPURE® VNX-Mini e Max

Expandindo o legado da família VNX, o VNX-Max apresenta a mesma tecnologia CEDI comprovada, permitindo produzir água de alta pureza com uma vazão nominal ainda maior de até 22,7 m³/h (100 gpm). O VNX-Mini também produz água ultrapura em um pacote compacto, como o nome sugere. Ele tem uma vazão nominal de 12 m³/h (52,8 gpm), o que confere aos sistemas de alto fluxo e um espaço menor. Assim como outros módulos da família da marca VNX, os módulos VNX-Mini e VNX-Max foram projetados para atender às suas necessidades de alta vazão. Ambos os módulos apresentam um design sem vazamentos e têm uma taxa de recuperação de até 95%. Além disso, os módulos VNX-Mini e VNX-Max são fornecidos com nosso controlador de energia mais avançado, o DC3. Finalmente, esses módulos – como os outros produtos da marca IONPURE® da Evoqua – são marcados pela CE, o que significa que são testados na fábrica para atender aos rigorosos padrões da indústria.

Clique aqui para conhecer o produto!

Telefone

+55 11 5592-1010

Email

contato@planalto.eng.br

Endereço

Rua Luís Góis, 59,
Bairro Mirandópolis,
São Paulo/SP CEP 04043-250

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados @ Planalto Cristaline

Desenvolvido por